O Brasil tem hoje mais de 14 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais) espalhados por todas as regiões. Para se destacar entre os profissionais da sua área de atuação, é importante criar mecanismos eficientes de divulgação.
Por essa razão, selecionamos algumas dicas para você, como MEI, ingressar no mercado de trabalho com boas parcerias e com a agenda sempre cheia.
Qualifique-se
Para empreender, é preciso ter conhecimento técnico, porém mais do que isso é necessário entender que os estudos nunca acabam.
Desse modo, busque qualificação e as divulgue em suas redes sociais e em seu portfólio. A cada novo diploma, faça um story. Há muitos cursos on-line disponíveis, sendo muitos deles gratuitos.
Faça parcerias
Inicialmente, pode ocorrer de você trabalhar com preços abaixo do mercado ou até mesmo gratuitos até formar uma clientela.
Sendo assim, faça parcerias com outros profissionais que têm atividades correlatas às suas. Por exemplo, se você é pintor, faça parceria com um pedreiro e ofereça seus trabalhos por um preço abaixo da concorrência.
Mas enfatize que os preços mais baixos são por tempo limitado, pois eles servirão apenas como um trampolim para novos patamares na sua carreira.
Estude seu mercado
Você sempre pode oferecer novas soluções quando conhece as necessidades do seu mercado. Desse modo, converse com seus potenciais clientes para entender o que eles desejam para resolver seus problemas. Além disso, você pode criar formulários simples no Google para enviar por WhatsApp aos seus conhecidos que comprariam seus produtos e serviços para, assim, ter uma base e entender seu público. Muitas vezes achamos que temos a solução perfeita, porém, seu público tem outras expectativas. Assim, fale a mesma língua do seu cliente.
Divulgue seus serviços e produtos como MEI
Existem muitas formas e canais de divulgação dos seus produtos e serviços como MEI. Entre elas estão as redes sociais, como Instagram e Tik Tok, que são as mais utilizadas para atingir um público mais jovem. Contudo, se o seu cliente ideal tem mais idade, é importante anunciar suas soluções em outros canais, como os panfletos distribuídos nas ruas. É por isso que deveremos voltar às dicas anteriores e estudar seu mercado para entender onde ele está e quais conteúdos consome na internet.
Faça o Currículo MEI
A última e principal dica de hoje é com relação ao Currículo MEI. Ele consiste num site especializado no qual você cria o seu perfil e desenvolve um currículo-portfólio.
Nele, você pode colocar seus dados de contato, depoimentos de clientes, vídeos dos seus produtos e serviços como MEI, preços, entre muitos outros itens.
O melhor de tudo é que a plataforma é gratuita e, portanto, você não precisa gastar nada para criar uma apresentação profissional.
Basta, em resumo, dedicar alguns minutos na criação de um Currículo MEI que sintetize suas informações e leve o seu potencial cliente a marcar uma reunião ou lhe chamar para iniciar seus trabalhos.
A partir daí, aproveite para colher o feedback do seu cliente, ouvindo as suas sugestões de melhorias. Acima de tudo, coloque-se disponível para ajudar no que for preciso.
Trate seu cliente com carinho e, assim, você sempre será lembrado em produtos e serviços como MEI (inclusive referenciado para outros clientes).
Conheça o Currículo MEI e se destaque no mercado de atuação.